Governo de Rondônia
28/04/2024

TRANSPARÊNCIA

Workshops capacitam servidores na implementação do Programa Rondoniense de Integridade

11 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Foram realizados workshops em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Cacoal

Instituído pelo Governo do Estado, o Programa Rondoniense de Integridade (Proin) ganhou a adesão do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO). O Programa tem o objetivo de proporcionar meios para as instituições públicas estabelecerem um ambiente comprometido com a transparência, integridade e livre de corrupção. Estando na etapa de Gestão de Riscos, a Autarquia já realizou cinco workshops nos meses de agosto, setembro e outubro; com turmas em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Cacoal. O último workshop está previsto para acontecer no dia 29 de novembro com a participação dos servidores ocupantes de cargos estratégicos, diretores e coordenadores.

Designada como responsável pela coordenação, estruturação, execução e monitoramento do Proin, a Auditoria Interna do Detran/RO seguiu o passo a passo do Manual de implementação do Plano elaborado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE/RO), que é composto pelas etapas de Elaboração e Validação; Gestão dos Riscos e Monitoramento.

Seguindo a etapa do planejamento das ações estratégicas, onde foram registradas as medidas de integridade em vigor e que foram validadas pela Diretoria-Geral da Autarquia, a equipe do Proin, composta por servidores da Auditoria Interna deu início aos workshops na Capital e nos municípios, a fim de realizar o levantamento de riscos e medidas de controle. Na ocasião, os servidores participantes apontaram os riscos inerentes à integridade e deram sugestões de como controlar esses riscos mediante oficinas e diálogos.

As etapas do Proin são analisadas pela CGE/RO

A integrante da equipe de implementação do Proin na Autarquia, Lady Laíse Macedo, informou que o Programa possui importantes etapas, que asseguram a execução das ações de forma eficiente. “Todas as etapas realizadas são repassadas e analisadas pela CGE/RO que é o órgão central que atua como supervisor e facilitador, bem como define prazos para seu cumprimento”, salientou.

O diretor-geral do Detran/RO, Léo Moraes afirmou que, a Autarquia apoia ações que estimulem a integridade e a transparência nos ambientes de trabalho. “É fundamental prevenir, detectar e corrigir situações de corrupção, fraudes, subornos, irregularidades e quaisquer outros desvios éticos e de conduta no serviço público, e esse é o propósito do Proin”, concluiu.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Fotos: Lady Laíse Macedo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Direitos, Economia, Educação, Evento, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo