Governo de Rondônia
27/04/2024

CRESCIMENTO

No aniversário de 54 anos Caerd destaca avanços em inovação e sustentabilidade

09 de setembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Ampliação do abastecimento é prioridade, com perfuração de mais de 20 poços tubulares profundos em vários municípios

Há 54 anos, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Caerd vem desempenhando um papel vital no fornecimento de água potável e saneamento básico para a população do Estado. A empresa passa por uma notável transformação que está mudando a realidade de milhares de pessoas. Um dos marcos dessa transformação tem sido os investimentos na renovação da frota, e a aquisição de novos conjuntos motobombas de água pela Diretoria Executiva, com o aporte do Governo de Rondônia,  garantindo um fornecimento mais estável à população.

Além disso, a estatal tem se dedicado à modernização dos equipamentos, substituindo medidores antigos por novos em seu pátio de hidrômetros. Tubulações desgastadas foram trocadas, e um estoque de materiais modernos e eficientes agora contribui para a redução das perdas e a melhoria na qualidade dos serviços prestados. A ampliação do abastecimento também é prioridade, com a perfuração de mais de 20 poços tubulares profundos em vários municípios, beneficiando famílias que antes não tinham acesso à água potável. Um exemplo é o município de Vale do Paraíso, onde a população já desfruta de água tratada.

O governador Marcos Rocha destacou que, “a Caerd está desempenhando um papel crucial na transformação de nosso Estado, visto que, o acesso à água potável é essencial para a saúde e qualidade de vida de nossa população”.

Pátio de hidrômetros da Caerd foi renovado com aquisição de novos medidores

OBRAS DO PAC

As importantes obras do Plano de Aceleração do Crescimento – PAC são empreendimentos muito aguardados pelos rondonienses. Muitas destas obras estão em andamento, e quando entregues, beneficiarão centenas de famílias. Com a conclusão das obras, a Caerd passa a assumir a administração dos serviços de captação, tratamento e distribuição de água. Em Porto Velho e no distrito de União Bandeirantes os trabalhos estão bem avançados, assim como em Jaru e Ji-Paraná. 

PINGO

Outro investimento relevante da Companhia, foi a criação do assistente virtual “Pingo”. Uma inovação tecnológica que ajuda os clientes de maneira simples e interativa, os quais ao precisarem de algum serviço, podem fazer uso do aplicativo ou no site da empresa, sem a necessidade de comparecer a uma loja de atendimento da Caerd.

A Companhia também implantou a Agência Virtual, onde os clientes com faturas atrasadas podem quitar as contas por meio de cartões de crédito, débito e Pix. Para o presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão, “realizar esses investimentos não tem sido uma tarefa fácil, mas é extremamente gratificante ver nossa empresa trabalhando com transparência em todas as ações, mostrando onde os recursos estão sendo aplicados. O mais importante é que esses esforços estão gerando benefícios tangíveis para a população rondoniense, com mais acesso à água potável e saneamento básico, garantindo saúde e qualidade de vida”, ressaltou.

O aniversário de 54 anos da estatal acontece neste sábado (9), mas a data será comemorada pela Diretoria Executiva e os empregados caerdianos na próxima sexta-feira (15).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rejane Júlia
Fotos: Daiane Mendonça e Ariosto Almeida
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Saneamento, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo