Governo de Rondônia
27/04/2024

PREVENÇÃO

Trabalho da Idaron confirma ausência da monilíase do cacaueiro em Rondônia

22 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A equipe esteve em contato com produtores rurais e demais pessoas que mantêm cultivo de cacau ou de cupuaçu em suas propriedades

Porto Velho segue livre da monilíase do cacaueiro, doença de relevante impacto econômico, causada pelo fungo Moniliophthora roreri, que ataca diretamente os frutos do cacaueiro e do cupuaçuzeiro. A confirmação da ausência da praga foi feita, por meio de uma equipe técnica da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron, na Capital, formada por profissionais provenientes de oito municípios do Estado, que realizou inspeções em cerca de 200 propriedades rurais e urbanas de Porto Velho. Durante quatro dias, de 12 a 16 de junho, a equipe esteve em contato com produtores rurais e demais pessoas que mantém cultivo de cacau ou de cupuaçu em suas propriedades.

FISCALIZAÇÃO

A ação foi realizada em Porto Velho devido à proximidade da região com áreas onde já foram confirmados casos da monilíase. Nas demais regiões do Estado as ações continuam a ser realizadas pelos servidores da Idaron, que já fiscalizaram mais de 800 propriedades. O coordenador do Programa de Vigilância e Controle de Pragas da Idaron, João Paulo Souza Quaresma, destacou que, “o trabalho certifica que Rondônia continua livre de monilíase. Não detectamos nenhum sinal da doença”.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, enfatizou que, “no ano de 2021, focos da praga foram detectados nos municípios de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, no Acre; e em novembro de 2022, nos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant, no Amazonas. Desde então, Rondônia foi classificado em estado de emergência fitossanitária pelo Ministério da Agricultura, por isso redobramos os esforços para evitar a introdução da doença no Estado”.

MEDIDAS PREVENTIVAS

Além da inspeção em cacaueiros e cupuaçuzeiros, o trabalho desenvolvido pela Idaron incluiu a orientação aos moradores sobre as medidas de prevenção relacionadas à monilíase. “A principal orientação é que os rondonienses evitem trazer frutos, amêndoas e mudas de cacau e cupuaçu dos estados onde foram detectados focos da praga. Em caso de dúvida, o cidadão pode procurar a unidade da Idaron mais próxima. Sintomas suspeitos de monilíase em plantas de cacau e cupuaçu também devem ser comunicados à Agência, presencialmente ou pelo contato 0800 643 4337”, explicou Julio Peres.

O trabalho incluiu a orientação aos moradores sobre prevenção à monilíase

O governador do Estado, Marcos Rocha destacou que, tem sido feito diversos investimentos em tecnologia e infraestrutura, para o fortalecimento da Idaron, e o Governo tem desenvolvido ações preventivas contra a monilíase. “Para manter esse serviço tão importante, o Estado tem mantido vigilância permanente para prevenir todo tipo de praga que possa afetar a produção agrícola”.

MONILÍASE

Os sintomas da monilíase nos frutos são: manchas de coloração chocolate ou castanho-escuro, que aparecem entre 45 e 90 dias após a infecção e posteriormente; pó branco envolta do fruto, que aparece de 5 a 12 dias. Esse pó se solta dos frutos em grande quantidade. A praga pode ser levada pelo vento, chuva, insetos e animais silvestres, mas somente através do homem pode ser levada a grandes distâncias, por meio de material contaminado, como roupas, utensílios, sementes, frutos, entre outros.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Toni Francis
Fotos: Marco Schutte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Fiscalização, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo