30/04/2024

SERVIÇOS

Município Vale do Anari é contemplado com sinalização de trânsito realizada pelo Detran

19 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Implantação de sinalização horizontal no Vale do Anari

Com o objetivo de organizar e dar segurança às vias públicas de Rondônia, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran subsidiou recursos financeiros para a implantação de sinalização horizontal, vertical e de indicação de ruas do Vale do Anari, por meio de convênio com a prefeitura, no valor de R$ 701.228,09 (setecentos e um mil, duzentos e vinte e oito reais e nove centavos).

O diretor Técnico de Engenharia de Tráfego – Ditet, Fábio da Silva Batista informou que, as sinalizações correspondem aos dispositivos de segurança colocados na via pública, com o objetivo de garantir sua utilização adequada, possibilitando melhor fluidez no trânsito e maior segurança dos pedestres e veículos que nela circulam, previstas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB. “O convênio celebrado com a prefeitura de Vale do Anari visa  melhorar o ordenamento do trânsito no município, levando segurança aos usuários de veículos automotores e principalmente, aos pedestres”, destacou.

O diretor-geral do Detran, Léo Moraes explicou que, as sinalizações das vias fazem parte do pilar 2 – Vias Seguras, do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans. “É dever da Autarquia a promoção da segurança viária para o alcance da meta do Pnatrans, a redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e grupo de veículos, no período de dez anos, de 2018 a 2028”, enfatizou.

A sinalização horizontal traz segurança à sociedade do Vale do Anari

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, a implantação de sinalização de trânsito no Vale do Anari faz parte do convênio que foi firmado pelo Detran em 2022, com  11 prefeituras,  no valor de R$ 27.378.880,57 (vinte e sete milhões, trezentos e setenta e oito mil, oitocentos e oitenta reais e cinquenta e sete centavos). “O trabalho executado pela Autarquia, que fez um planejamento estratégico de suas ações, demonstra o compromisso com a sociedade, executando projetos para assegurar a segurança viária”, disse.

No Vale do Anari, o convênio contemplou:

• Pintura de faixas de pedestres nas vias do entorno de escolas, hospital, prefeitura e demais órgãos públicos do município;
  • Implantação de placas de regulamentação e advertência, a exemplo de placas de PARE, de velocidade máxima permitida e de indicação de lombadas;
  • Revitalização da sinalização na Avenida Vereador Acir José Damasceno, com a implantação de pintura de solo para demarcação de faixas de rolamento, pintura de lombadas, implantação de tachas refletivas, e implantação de placas de regulamentação e advertência;
  • Pintura de mensagens no pavimento para melhorar a percepção do condutor em locais que demandam maior atenção, como por exemplo na frente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, do hospital municipal e na frente da Escola Estadual Bartolomeu Lourenço de Gusmão;

O diretor da Ditet, Fábio da Silva Batista, lembra que, o material utilizado nas placas de sinalização são de qualidade técnica para duração de no mínimo cinco anos, desde que mantidas as condições normais de utilização.

Texto: Jarlana Davy
Fotos: Maiany Samara Ribeiro Ferreira

Cidadania, Convênios, Direitos, Economia, Educação, Fiscalização, Governo, Infraestrutura, Legislação, Obras, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Trânsito