Governo de Rondônia
28/03/2024

AGROINDÚSTRIA

Instituições de desenvolvimento rural se reúnem para discutir incentivo do governo à agroindústria

16 de março de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Prefeituras e organizações de produtores buscam o Prove como instrumento de incentivo à agroindústria familiar

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater/RO, a Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, e as principais instituições do governo de Rondônia envolvidas no processo de desenvolvimento rural estiveram reunidas nesta semana com a Associação dos Municípios de Rondônia – Arom, Federação da agricultura de Rondônia – Faperon e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – Sebrae, para debater a situação da agroindústria familiar no Estado.

A Seagri mantém o  Programa de Verticalização da Produção – Prove, como importante instrumento de desenvolvimento da economia agrícola do Estado. Ele é executado pela Emater, que disponibiliza, além da assistência técnica, um profissional habilitado para ser o responsável técnico da agroindústria, de acordo com o ramo de atuação junto aos órgãos de controle.

A Emater/RO atende integralmente 211 agroindústrias, das 275 cadastradas na Seagri, oferecendo suporte técnico à produção da matéria-prima, e orientações técnicas e sanitárias para o seu processamento agroindustrial, bem como a elaboração e acompanhamento de projetos de crédito, e de licenciamento junto aos órgãos ambientais, no entanto, os produtores e suas organizações possuem outras demandas que são trazidas por seus representantes de classe, através da Faperon e das prefeituras.

Uma das reivindicações dos produtores trazidas pela Arom, é a exigência de um espaço permanente de exposição e divulgação da produção agroindustrial, porque segundo eles, a janela de visibilidade dos produtos da agroindústria familiar, ainda é a Rondônia Rural Show, que acontece sempre na última semana do mês de maio.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura Luiz Paulo, a Rondônia Rural Show é um grande palco para a apresentação da produção agroindustrial familiar do Estado. “A cada ano, o público que frequenta a feira se prepara para as novidades no pavilhão da agroindústria, que apresenta uma variada coleção de produtos, que vão desde das bebidas destiladas aos utensílios produzidos em couro, madeira e outros materiais disponíveis no meio rural;  principalmente produtos alimentícios processados a partir da matéria-prima vinda da agropecuária”, afirmou.

O Estado tem providenciado, por meio da Seagri, outros espaços para promover a produção agroindustrial, como é o caso da feira mensal da agroindústria instalada no pátio do Palácio Rio Madeira – PRM, estacionamento Pirarucu, onde são montadas tendas que abrigam as barracas das agroindústrias expositoras, vindas de municípios de todo o Estado.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta que as ações do governo para desenvolver a agricultura familiar, com os programas: de fornecimento de mudas, de melhoria da qualidade do café e do cacau; bem como os relativos à produção leiteira, e o Prove, tem o objetivo de promover o fortalecimento das agroindústrias no Estado”, salientou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Enoque de Oliveira
Fotos: Rayne Andrade
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Convênios, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Indústria, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo