Governo de Rondônia
28/03/2024

RETROSPECTIVA 2022

Ações desenvolvidas durante este ano são pontuadas pelo Ipem

19 de dezembro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Balanças rodoviárias foram verificadas em todo Estado com ações do Instituto de Pesos e Medidas

O Instituto de Pesos e Medidas – Ipem, de Rondônia, divulgou o balanço de serviços prestados à população ao longo do ano de 2022, quando foram verificados: 9.570 cronotacógrafos; 3.897 bombas de combustíveis; 3.802 balanças comerciais; 2.424 veículos tanques; 546 taxímetros e 191 balanças rodoviárias.

O trabalho tem o objetivo de coibir o risco de perdas por erro de medição no momento da venda ao consumidor, garantindo a padronização e eficácia dos instrumentos de acordo com as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O Laboratório de Pré-Medidos também esteve ativo ao longo do ano. Os fiscais do Ipem também vistoriaram 151 estabelecimentos comerciais no Estado, onde ocorreram 945 pré-exames em produtos; 596 identificações em massas desiguais, além de 64 coletas de produtos e 30 itens retirados de forma aleatória das prateleiras. Na oportunidade também foram realizadas 47 verificações em GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), popularmente conhecidos como gás de cozinha.

Produtos passam por análise para conferir seu peso real

As ações tiveram o objetivo de saber se o peso indicado na embalagem (tara) de itens pesados sem a presença do consumidor, de responsabilidade do próprio ponto de venda e de produtos de terceiros, corresponde ao peso real do produto, seguindo as normas do Inmetro.

Ao destacar as ações do Ipem, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforça que o órgão faz parte do sistema de defesa ao consumidor. “O Ipem tem uma importante missão que reflete diretamente na proteção dos direitos do consumidor. As atividades são desenvolvidas para que o consumidor não seja prejudicado com a pesagem irregular do produto, além de outras ações que são realizadas para maior segurança da população em adquirir produtos de qualidade”, define o governador.

“Esse trabalho faz parte do Planejamento Estratégico do Governo de Rondônia em conjunto com o Inmetro, que busca ampliar o alcance das ações com a finalidade de promover uma concorrência justa entre as empresas além de defender o consumidor na comercialização de produtos em estabelecimentos comerciais por todo Estado”, pontuou o presidente do Ipem, Theodoro Rahal.

O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade na comercialização de produtos pode informar à Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou mesmo pelo telefone 0800 647 7277.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alexandre Almeida
Fotos: Alexandre Almeida
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Empresas, Fiscalização, Governo, Indústria, Legislação, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo