Governo de Rondônia
25/12/2024

NOVA CNH

Detran Rondônia passa emitir nova CNH, com padrão internacional traduzida em três idiomas

01 de junho de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Documentos do modelo antigo continuarão sendo aceitos normalmente até o fim da data de validade

O Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RO passa a emitir a partir de quarta-feira (1°) a nova Carteira Nacional de Habilitação – CNH. O documento será disponibilizado nas versões impressa e digital e segue padrões internacionais com mais segurança e campos extras. Com um novo formato visual, a nova CNH vem com tradução em português, inglês e espanhol.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida ressaltou que o novo formato do documento oferece maior segurança ao usuário e que a troca imediata pela nova versão da CNH não é obrigatória. O processo de atualização da carteira será feito de forma gradual.

Paulo Higo explica que a nova Carteira de Motorista vai facilitar a vida dos brasileiros em outros países. O documento atende todos os requisitos internacionais e tem código Zona Legível por Máquina, o mesmo código usado nos passaportes. A atualização do modelo irá diminuir a burocracia e trazer mais praticidade aos brasileiros dentro e fora do país.

Nova CNH ficou mais segura e sofisticada com dispositivos para evitar fraudes

A novo documento foi aprovado em dezembro pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran e as alterações estão previstas na http://Resolução Nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran de 13 de dezembro de 2021.  A versão atualizada do documento poderá ser emitida de forma eletrônica ou impressa, para os condutores que forem renovar o documento, emitir a segunda via, alterar dados ou tirar a CNH pela primeira vez. “Os documentos do modelo antigo continuarão sendo aceitos normalmente até a data de validade expirar”, afirmou Paulo Higo.

O diretor Técnico de Habilitação e Medicina de Trânsito – Dthmed, Hassan Mohamad Hijazi disse que o novo modelo aproxima a carteira de motorista brasileira com o padrão internacional, com identificação impressa em português, inglês e espanhol. A nova CNH conta ainda com a adoção de padrões de segurança contra falsificações, como o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa à luz ultravioleta. “O documento traz ainda uma tabela com as categorias e subcategorias de habilitação, o que permite que o condutor seja facilmente identificado quando estiver dirigindo fora do Brasil”, afirma Hassan Hijazi.

CARACTERÍSTICAS

▶ A Carteira Nacional de Habilitação passa a ter as cores verde e amarela, cores predominantes do Brasil.

▶ Três idiomas, português, inglês e espanhol.

▶ O documento terá um campo para indicar se o motorista tem atividade remunerada. E outro espaço para anotação de possíveis restrições médicas.

▶ Campo com tabela para identificação dos tipos de veículos que o motorista está apto a dirigir.

▶ A nova CNH ficou mais segura e sofisticada com dispositivos para evitar fraudes, possui tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, para dificultar falsificações.

▶ A nova CNH mantém a tecnologia do QR Code Vio, que garante a autenticidade e segurança dos documentos emitidos pelos órgãos públicos.

▶ O documento permitirá que os condutores se tiverem interesse incluam o nome social e a filiação afetiva.

▶ A CNH-e, disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito – CDT, também recebeu as alterações do novo formato.

▶ A nova versão da CNH poderá ser emitida de forma eletrônica ou impressa, para os condutores que forem renovar o documento, emitir a segunda via, alterar dados ou tirar a CNH pela primeira vez. Os documentos do modelo antigo continuarão sendo válidos até a sua data de validade expirar.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano e Jarlana Serra Davy
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Fiscalização, Governo, Justiça, Legislação, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo