17/07/2024

Caminhos da reciclagem é tema do Programa Ambiental Campo Limpo 2015

02 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Escola Franklin Roosevelt oferta, no total, mais de 120 vagas para o ensino fundamental

Cerca de 3.300 estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em oito municípios de Rondônia deverão participar em 2015 do concurso de redação e desenho do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, realizado pelo Instituto Nacional de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Inpev), em parceria com a Agência de Defesa Sanitária Vegetal e animal de Rondônia (Idaron).

A iniciativa tem o objetivo de apoiar as instituições de ensino, oferecendo complementação de conteúdos curriculares com temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

A adesão das escolas é voluntária e a divulgação feita por fiscais nos municípios que contam com postos de recebimento de embalagens vazias. As escolas cadastradas recebem os kits pedagógicos do Inpev, por intermédio da Idaron nas unidades locais, para distribuição às escolas.

Os kits foram desenvolvidos pela Editora Horizonte.  Além de um caderno para o professor, com conteúdo a trabalhar Programa Nacional de Resíduos Sólidos; contém pôsteres sobre o ciclo das embalagens e jogo de cartas com perguntas e respostas sobre reciclagem.

Os trabalhos dos concursos de desenho (4º ano) e redação (5º ano) deverão seguir o tema “Reciclar hoje para o bem do amanhã”. Durante o desenvolvimento das atividades, fiscais da Idaron realizam – em parceria com os postos de coletas – palestras para alunos  presentes e interessados em conhecer o sistema Campo Limpo  – Um caso de sucesso.

De acordo com o regulamento, a seleção é feita tanto a nível municipal quanto estadual por equipes multidisciplinares formadas por técnicos da Idaron, dos postos de coleta de embalagem vazias, da central de recebimento em Cacoal, e secretarias de educação. A premiação é para os melhores nos níveis municipal e estadual.

“Já recebemos os kits pedagógicos e estamos encaminhando aos municípios”,  diz a coordenadora do Programa de Agrotóxicos da Idaron, Eutália Cunha. Ela informa que o prazo para inscrições terminou no dia 15 de abril.

Na edição de 2014, Rondônia obteve o 3º lugar nacional no concurso de redação com o aluno João Vitor Perch Storani, da Escola Nilo Coelho, de Ministro Andreazza.

Texto: Valdir Alves
Fotos: Chapinha