17/07/2024

LINHA C-75

Concluída primeira etapa da estrada de acesso ao novo presídio de Ariquemes

18 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Construída sem curva

Construída sem curvas, a estrada garantirá maior segurança aos usuários e facilitará o escoamento da produção

O Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) concluiu na segunda-feira (16) a primeira etapa das obras de um trecho de 1,3 quilômetros da estrada que interliga a Linha C-75 ao novo presídio de Ariquemes. Na próxima semana, serão iniciados os serviços de cascalhamento, conforme informou o chefe de campo da equipe do DER, Tibério Cardoso.

A obra de responsabilidade do governo estadual  foi realizada em caráter emergencial por meio de administração direta para atender às medidas de segurança no presídio, pois a estrada de acesso antiga era cheia de curvas e oferecia riscos aos usuários. Construída sem curvas, a estrada garantirá também maior segurança no transporte de agentes penitenciários, advogados, defensores públicos, presos e aos familiares em dia de visita, além de facilitar o escoamento de produtos agrícolas pela BR-364.

Tibério Cardoso explicou, que no entroncamento da BR-364 será construída uma rotatória, que também trará maior segurança aos  motoristas.

Na primeira etapa, foram concluídos os serviços de abertura de 1,3 mil quilômetros de estrada, construção de bueiros e de aterros. A segunda etapa prevê serviços de cascalhamento em todo o trecho  e a construção de uma rotatória no entroncamento da BR-364, que dará acesso ao presídio.

Segundo o secretário-executivo da Regional do Vale do Jamari, Vânio Marques, a estrada com características de vicinal rural oferecerá qualidade e segurança também aos agricultores, e atenderá ainda à implantação do polo agroindustrial local. “Esse acesso era uma reivindicação antiga dos agricultores da região e hoje o governador Confúcio Moura atendeu à comunidade”, citou.

O secretário regional confirmou que a prefeitura de Ariquemes já iniciou o levantamento  topográfico da área onde será implantado o polo agroindustrial.

Texto: Suley David
Fotos: Suley David