CIDADANIA ITINERANTE
14 de julho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia
O Governo de Rondônia, por meio a Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp) retoma as atividades da unidade móvel do “Tudo Aqui”, a partir desta quinta-feira (15), com vasta programação em diferentes municípios do Estado. Em virtude do cenário pandêmico, os atendimentos ficaram suspensos até o primeiro semestre deste ano. Mas agora, com a chegada das vacinas e as determinações do atual Decreto Estadual 2021, o projeto é retomado, seguindo todos os protocolos de segurança necessários.
De acordo com a coordenadora estadual do “Tudo Aqui”, Simone Bruinsma, a intenção do projeto é atender a população de baixa renda, que possui dificuldade quanto a locomoção para ser atendida em Porto Velho. A expectativa é que sejam realizados 600 atendimentos até a conclusão do cronograma de julho. “Esse público necessita ser assistido e é com esse intuito que levamos o serviço do Tudo Aqui até outros municípios. O Governo de Rondônia tem essa premissa de aproximar os vários serviços públicos aos seus cidadãos, por meio da implantação de aspectos inovadores, com base na integração, assim como interiorização do desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população rondoniense”, pontuou Simone.
O cronograma das atividades de julho inicia no município de Nova Mamoré, no período de 15 a 17. Somente no primeiro dia, os atendimentos ocorrerão no horário das 14h às 18h. Nos demais dias, o horário será a partir das 7h30 às 18h. Na sequência, a unidade móvel do “Tudo Aqui” seguirá para os distritos de Nova Dimensão, Vista Alegre do Abunã e Extrema, encerrando a programação do mês.
Conforme observado pelo superintendente de Gestão de Gastos Públicos Administrativos da Sugesp, Carlos Lopes Silva, as equipes têm acompanhado a vinda de muitas pessoas do interior, próximo à Capital, em busca dos serviços do “Tudo Aqui”, causando até mesmo, um congestionamento nos serviços, em especial a emissão da carteira de identidade. E, cumprindo todas as medidas de segurança, no que tange o atual Decreto Estadual, assim como o Ministério da Saúde (MS), as atividades serão retomadas a essas localidades.
“Trata-se de uma ação de extrema importância, principalmente àqueles que não têm condições de se deslocar de sua rotina até a unidade fixa do “Tudo Aqui” mais próxima. O governador Marcos Rocha tem a grande preocupação em atender e levar cidadania a essas pessoas com menor poder aquisitivo, em que há muitas dificuldades em fazer esse deslocamento. O Governo, sensível a diversas questões, está ansioso em retomar esse serviço. Quero ressaltar, também, o apoio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) nesse processo itinerante”, destacou.
ATENDIMENTO
Entre os serviços oferecidos estão: emissão de Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), 2ª via da Certidão de Nascimento e/ou Casamento, Passe Livre do Idoso e com Portadores de Necessidades Especiais, Carteira de Trabalho (CTPS), Carteira do Imigrante, entre outros. Para a realização das ações, o projeto conta com a parceria de antena e internet móvel. Geralmente, os atendimentos ocorrem no espaço de escola ou no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município
Para quem deseja retirar o RG, precisará levar os seguintes documentos: duas fotos 3×4, a última Certidão de Nascimento, de Casamento ou se for viúvo, CPF (mas caso o cidadão não tenha, não é impedido de fazer). Para a retirada da 2ª via do documento há uma taxa, porém aqueles que não tem condições financeiras, poderão apresentar o boletim de ocorrência de furto e roubo, ficando isento da taxa. Pessoas acima dos 60 anos que vão retirar a 2ª via do documento, também está isento.
PROMOVENDO CIDADANIA
A equipe, composta por 11 profissionais atuantes em diversas áreas, seguirá a agenda a outros municípios, finalizando os atendimentos de 2021, no mês de dezembro, em União Bandeirantes. Apesar do ritmo intenso de demandas, as integrantes do projeto, Cleide Maria Albuquerque e Sandra Sagnago, que lideram a equipe da unidade móvel do “Tudo Aqui”, consideram os trabalhos gratificantes.
“Quando chegamos nessas localidades, nossa equipe vê de longe a quantidade de pessoas, que já nos aguardam para serem atendidas. O cidadão, que tem a dificuldade no acesso a esses serviços, como a retirada de uma 2ª via de RG ou outros que nós direcionamos, já saem da unidade muito satisfeito. São pessoas que realmente necessitam desses atendimentos. E, apesar do cansaço, nos sentimos revigorados de termos cumprido com a missão”, afirmou Cleide.
“Um exemplo específico disso, foi uma vez que atendemos um senhor de idade avançada, em Costa Marques, que já havia tentado retirar a Certidão de Nascimento em muitos órgãos. Ele estava acompanhado e quando nós conseguimos resolver, instruindo todos os passos que deveria ser feito, ele chorou muito, agradecendo pela atenção. Hoje sabemos que ele está documentado e aposentado. É gratificante demais esse atendimento e o acolhimento da população também é grande”, lembrou Sandra Sagnago emocionada.
SOBRE O TUDO AQUI
A oferta de locomoção da unidade do “Tudo Aqui” faz parte da busca constante da Sugesp em aprimorar os serviços oferecidos à população. A pasta passou a administrar as unidades do Tudo Aqui em junho de 2019 e recebeu o pedido do governador Marcos Rocha, para que os rondonienses recebam atendimento de qualidade. Na capital, o “Tudo Aqui” possui duas unidades fixas, uma no Porto Velho Shopping e a outra na Avenida 7 de Setembro. Em média, as duas unidades realizam em torno de 160 serviços apenas em um órgão, que é o Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC).
AMPLIAÇÃO
O “Tudo Aqui” também possui unidade fixa nos municípios de Ji-Paraná, Rolim de Moura e uma unidade em fase de implantação, em Ariquemes. Outros projetos de mais unidades fixas do “Tudo Aqui” já estão em andamento para os municípios de Cacoal, Guajará-Mirim e Vilhena. Esses projetos de ampliação estão sendo planejados com recurso próprio do Governo de Rondônia, bem como o trabalho da unidade móvel.
Fonte
Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Daiane Mendonça e Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
Categorias
Assistência Social, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade
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