31/07/2024

PERÍCIA

Politec participa da IV Semana de Biologia na cidade de Colorado do Oeste

09 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Pessoas conhecendo a necessidade de colaborar com os complexos trabalhos da Perícia.

A Polícia Técnica de Rondônia (Politec) participa da “IV Semana de Biologia”.  Em parceria com o campus do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), o evento aconteceu de 3 a 6 de setembro na cidade de Colorado do Oeste.

“Aproximar a população do conhecimento das técnicas periciais aplicadas em um local de crime pode interferir de forma positiva na obtenção de locais cada vez melhor preservados e isolados, fazendo com que a Perícia Criminal rondoniense tenha maior possibilidade de processar devidamente os vestígios e, assim, ter mais facilidade em determinar materialidade e autoria de um crime”, destacou o Professor Doutor Rodrigo Silva.

Os participantes tiveram curiosidade em saber os passos que devem ser seguidos para chegarem ao cargo de Perito Criminal Oficial. “Vocês deverão prestar um concurso público de provas e títulos, passando por etapas como prova discursiva, teste físico, exame médico, psicotécnico, prova oral e curso de formação profissional na academia de polícia. Estas são as etapas que ocorrem na maioria dos concursos públicos no Brasil, que, geralmente, restringem os campos de atuação profissional, ofertando vagas para determinadas áreas, como engenharias (civil, elétrica, mecânica, agronômica, de computação, florestal), contabilidade, biologia, química, farmácia, geologia, entre outras”, finalizou Glauber.

“Este contato recíproco com a população, já ocorrido este ano nos IFRO’s de Porto Velho e de Ji-Paraná, proporcionará à Polícia Técnica ter cada vez mais pessoas conhecendo a necessidade de externamente colaborar com os complexos trabalhos da Perícia, e, quem sabe, se encantarem com esta vertente do conhecimento multidisciplinar e futuramente se candidatarem a um eventual concurso público”, comentou Danilo Reis.

O evento contou com a participação dos Peritos Criminais Oficiais Danilo Reis e Glauber Simões, bem como com a fundamental atuação do Professor Doutor, do IFRO campus Vilhena, Rodrigo Silva, juntamente com o Professor Doutor do IFRO campus Colorado Diego Soares Carvalho, coordenador do curso de graduação em Ciências Biológicas.

Os participantes do minicurso intitulado “Técnicas de Perícia Criminal” tiveram acesso a diversos tipos de exames realizados pelos Peritos Criminais nos mais diferentes cenários, além de ter sido oportunizada a elucidação de uma cena de crime simulada, a qual contava com diversos elementos, como manchas de sangue, elementos de munição, cadáver, pegadas, além de outros vestígios que deveriam ser elencados pelos participantes para que pudessem estabelecer a dinâmica do fato. Fatores como preservação e isolamento do local de crime foram bem pontuados. Outro cenário apresentado pelos Peritos possibilitava ao público presente entenderem como o conjunto de vestígios materiais, após processado, leva os profissionais da investigação à elucidação do crime.

A Polícia Técnica agradece ao Instituto Federal de Rondônia e reforça que a realização do evento foi possível graças ao Governo de Rondônia,  que por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) viabilizou a interação entre a comunidade e a Perícia.

Texto: Léia Castro
Fotos: Arquivo Politec