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23/11/2024

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Instituto de Pesos e Medidas fiscaliza regiões rondonienses nas divisas com Amazonas e Mato Grosso e busca parcerias em Minas

25 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A conformidade dos veículos é necessária para evitar acidentes

A segurança de condutores e de veículos, inclusive de duas rodas, é essencial para evitar acidentes. Se não for feita corretamente, a substituição da borracha desgastada da banda de rodagem para aumentar a vida útil do pneu, pode ser um grande risco a motoristas e passageiros.

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) foi ao interior depois de receber diversas denúncias a respeito da qualidade de pneus em uso nas rodovias estaduais e na BR-364.

No item instrumentos, a equipe inspecionou balanças bombas de combustíveis e taxímetros, totalizando 2.471 verificações, informou o diretor técnico Kleber Kendy Ihida. Avaliação e conformidade resultou 68.541 produtos fiscalizados, dos quais 6.299 foram apreendidos, 49 interditados e 4 coletados, entre os quais, tecidos sem os percentuais de correspondentes à qualidade e ao selo do Inmetro.

No item pesos e medidas, os técnicos fizeram 490 exames de produtos, dos quais, 131 da cesta básica em mercados e supermercados.

Na repactuação dos serviços com vistas à redução de custos sem a perda de investimentos essenciais, o Ipem avançou. Seu diretor-presidente, Aziz Rahal visitou todo o estado de Rondônia e buscou parcerias e experiências nos institutos similares em Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No período de 1º de janeiro a 10 de abril, o Ipem-RO participou das metas de trabalho dos cem primeiros dias de governo, atuando em todo o estado, notadamente nas divisas com os estados do Amazonas e Mato Grosso.

“Fomos também a Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte); os mineiros têm problemas semelhantes aos nossos”, disse hoje (24) o presidente do instituto, Aziz Rahal.

Em Minas funciona o projeto de benchmark, que possibilitará a primeira troca de conhecimentos e a facilitação da fiscalização em Rondônia. Em computação, benchmark é o ato de executar um programa de computador, um conjunto de programas ou outras operações, a fim de avaliar o desempenho relativo de um objeto, normalmente executando uma série de testes padrões e ensaios nele.

“Estamos trazendo o que de melhor existe lá, porque eles (Ipem-MG) estão em estágio mais avançado, o que nos auxilia a fazer melhor”, comentou Rahal.

Rahal (à esquerda) visita a sede do IPEM-MG em Contagem

O Ipem-RO tem atualmente 52 servidores técnicos e administrativos. Nos primeiros cem dias do governo do coronel Marcos Rocha, o órgão marcou presença na região conhecida por Cone Sul do estado, que reivindicava fiscalização mais frequente, notadamente em empresas de recauchutagem de pneus. Na ida ao sul, a equipe também visitou Rolim de Moura, na Zona da Mata, com a mesma finalidade.

Em Machadinho d’Oeste (divisa de Rondônia com Amazonas e Mato Grosso), Vale do Anari (com Mato Grosso) a equipe recebeu queixas de consumidores referentes à qualidade de pneus.

Em Ariquemes, Cacoal, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena, o Ipem visitou postos de selagem de cronotacógrafos, verificando a demanda de serviços que são terceirizados. Rahal disse que o instituto está na expectativa da uniformização de métodos e padronização de serviços entre os institutos de todos os estados brasileiros, algo tratado no encontro do Rio de Janeiro com a presidente do Inmetro, Ângela Flores Furtado.

CUIDADOS ESSENCIAIS E RISCOS

A troca dos pneus é um dos principais gastos referentes à manutenção de um carro. Motoristas sujeitam-se a correr riscos em busca da economia, quando não encontram serviços à altura.
A recauchutagem utiliza a carcaça de um pneu em bom estado para recuperá-lo antes de uma troca definitiva por um novo. Para isso, as bandas de rodagem e a carcaça são cobertas com uma camada de camelback (borracha não vulcanizada). Depois, o pneu é colocado em um molde e aquecido a 150 Cº, obtendo uma nova forma, pronta para rodar.
► O principal risco é quando a empresa contratada para o serviço utiliza uma carcaça em mau estado para inserir uma nova borracha.
Entre os indícios da má qualidade, estão: bolhas, ondulações e bandagem solta, pontos que influenciam negativamente na segurança.
Serviço malfeito pode resultar em possíveis explosões, quando utilizados por longo período de tempo, numa viagem, por exemplo.
 Em comparação aos pneus novos, os recauchutados têm durabilidade bem menor: 50% do tempo de uso. Ou seja, enquanto um pneu novo roda, em média, 60 mil quilômetros, um recauchutado terá que ser substituído quando alcançar a metade dessa quilometragem.

DENUNCIE IRREGULARIDADES
0800 647 2777

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Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ipem-RO
Secom - Governo de Rondônia

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