Governo de Rondônia
12/01/2025

HOMENAGEM

Dia das mães: A saudade dos filhos que estão longe e a expectativa pelos que irão nascer

11 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

A servidora do DE, Maria dos Anjos S. Nascimento

No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio desde 1932. É uma data especial, pois as mães recebem presentes e lembranças de seus filhos. Já se tornou uma tradição esta data comemorativa onde as mães são as homenageadas.

Para uma mãe não há alegria maior do que ver os filhos por perto com saúde e bem estar. Mas muitas vezes, os filhos, depois de certa idade mudam de cidade e vão morar em lugares distantes daquele onde viveram com suas mães.

A servidora do DER Maria dos Anjos S. Nascimento, tem 57 anos e três filhos, duas meninas e um menino. Quando ela começou a trabalhar, os filhos ficaram por um tempo com o pai até que ela tivesse condições de ter alguém para cuidar das crianças enquanto trabalhava.  Atualmente só o filho mais velho mora com ela as outras duas filhas foram para outros estados quando casaram. “sinto muitas saudades das minhas filhas e netos, nos vemos uma vez por ano, nas férias, mas durante todo o ano, mesmo nos falando sempre pelo celular, meu coração ainda aperta com muitas saudades. O que toda mãe quer e ver os filhos vivendo felizes e se tivermos, eles por perto, melhor ainda”, declara Maria dos Anjos.

Maria Antônia é auxiliar administrativa há 29 anos, ela tem um casal de filhos. A filha mais velha saiu de casa para casar há 20 anos e com Maria, ficou o filho caçula que no ano passado também saiu de casa. Maria conta que com a saída do filho caçula, ela começou a apresentar sintomas de ansiedade. “Senti uma tristeza muito grande no meu coração, e comecei a apresentar alguns sintomas de ansiedade e a médica disse que estava relacionado diretamente ao momento que eu estava passando, ou seja, a tristeza que eu senti quando meu filho foi morar em outra cidade. Este ano terei meu primeiro dia das mães longe dos meus dois filhos”, frisou Maria Antônia.

No fluxo natural da vida, os filhos nascem, passam a infância com os pais e quando crescem, vão trilhar os próprios caminhos. Enquanto umas mães estão vivendo a fase de ver os filhos voarem com as próprias asas, outras ainda estão na expectativa de uma nova vida que está nascendo, este é o caso da procuradora do DER, Mariana Calvi Akl Monteiro, ela está grávida de seis meses e declara que já sente completamente mãe. “Costumo dizer o homem vira pai quando a criança nasce, mas nós mulheres, já somos mãe a partir do momento que sentimos uma vida dentro da gente. Sinto-me ansiosa para o nascimento do minha primeira filha e já me sinto Mãe, por estar carregando essa vida dentro de mim”, declara emocionada Mariana Monteiro.

O diretor do DER, Luiz Carlos Katatau, parabeniza todas ás mães, servidoras do DER, desejando-lhes muitas bênçãos e que todas tenham a paz e a segurança que precisam para educar e cuidar dos seus filhos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Arquivo DER
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo