Governo de Rondônia
09/01/2025

CAPACITAÇÃO

Moradores do campo são incentivados a produzirem pizza como fonte de renda

30 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Alternativa de renda e diversidade alimentar.

No encontro com os amigos, para comemorar o aniversário ou curtir com a família, nada como uma boa e tradicional pizza para acompanhar. Mas para quem mora no campo, não é tão fácil assim encontrar uma pizzaria por perto. E agora? Vai ficar na vontade?

Os extensionistas da Emater-RO/Ji-Paraná, Gabriel Cordeiro e Eliene Novais, não resistiram à tentação e levaram para os produtores rurais da comunidade São Domingos Sávio, as técnicas para se fazer uma autentica massa para pizza. O curso contou com o interesse de 20 pessoas da comunidade que também tiveram a oportunidade de aprender sobre as boas práticas de fabricação (BPF), técnica que aborda um conjunto de medidas a serem adotadas na fabricação de alimentos.

Incentivados na busca de alternativas para aumento da renda familiar, os participantes ficaram empolgados com a oportunidade de aprenderem uma nova culinária. Durante a capacitação eles aprenderam a fazer a massa, molhos e recheios para pizzas doces e salgadas. Foram preparadas pizzas de: frango com catupiry e bordas recheadas, calabresa, mozarela, marguerita, e banana com canela.

A PIZZA
Segundo conta a história, em tempos antigos as massas de pizzas não passavam de uma mistura de grãos de cereais amassados, passando a ser assadas, anos depois. Muitos ainda acreditam que a pizza teve origem na Itália e são muitas as versões sobre o seu descobrimento. Uns afirmam que os pioneiros foram os gregos, que faziam a massa à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes.

91% das pessoas preferem pedir a pizza durante o jantar.

A principal delas afirma que foi descoberta pelos egípcios há seis mil anos, quando descobriram a fermentação e inventaram o primeiro forno. Com o tempo, a mistura de cereais que compunham a massa da pizza passou por mudanças e começaram a se tornar mais leves, macias, saborosas e digeríveis.

A pizza chegou ao Brasil no final do século XIX, junto com os italianos. Na Itália, ela chegou como um alimento de pobres do Sul da Itália, mas foram os napolitanos que acrescentaram o molho de tomate e orégano à massa, dando origem à preparação da massa que se conhece hoje. A corte de Nápoles começou a apreciá-la a partir do século XVI e daí se espalhou para o mundo.

A maioria dos italianos que vieram para o Brasil em busca de novas oportunidades instalou-se em São Paulo, contemplando alguns bairros paulistanos que até hoje mantém as melhores pizzarias da cidade. A paixão pela pizza cresceu tanto, que em 1985, o então secretário de turismo de São Paulo, Caio Luis de Carvalho, institui dia 10 de julho como o dia da pizza em como resultado do sucesso de um concurso estadual que elegeria as dez melhores receitas de mozarela e marguerita.

Atualmente, no Brasil, segundo dados da ECD Food Service, são devoradas diariamente 1,5 milhão de pizzas. O estudo do PedidosJá, (plataforma de pedidos online ou via aplicativo (app), não disponível para Rondônia) publicado no site Consumidor Moderno, mostra que “45% dos homens costumam pedir pizza de duas a cinco vezes por mês, geralmente com o par romântico. Já as mulheres (43%) consomem o prato entre uma a duas vezes no período, na companhia da família” e 91% das pessoas preferem pedir a pizza durante o jantar.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo