06/07/2024

EXPERIÊNCIA

Mais 15 alunos do Ifro fazem estágio na Secretaria Estadual de Segurança Pública

09 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário

Secretário Antônio Carlos dos Reis recepcionou os estagiários

Diante do cenário de incertezas no mercado de trabalho, por conta da crise econômica que assola o País, nada melhor que a criatividade para dar ocupação e, ao mesmo tempo, aproveitar a mão de obra de estagiários que querem se qualificar. É para isso que a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) trabalha em parceria com o Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro). Foi o que afirmou o secretário Antônio Carlos dos Reis durante apresentação de mais 15 estudantes do Ifro, que iniciaram oficialmente como estagiários na Sesdec, nessa segunda-feira (8), em Porto Velho.

Os 15 estudantes integram um grupo de mais de 50 estagiários do Ifro distribuídos em várias secretarias do governo de Rondônia. O objetivo comum é absorver mão de obra de iniciantes e oferecer oportunidade a uma juventude que busca inserção no mercado de trabalho. É o caso de Adriele dos Santos Rodrigues, 21 anos, que estuda gestão pública no Ifro, campus da zona Norte, há um ano e meio. Ela mora no bairro São Francisco, zona Leste, região mais populosa da capital.

Para Adriele, estar na Sesdec colaborando, ainda que sem remuneração, é a chance para colocar em prática o conhecimento adquirido até agora, no período em que ainda terá que frequentar as salas de aula do Ifro, até a conclusão do curso.

Apesar da pouca idade, este é o terceiro estágio que Adriele realiza. “Considero este o mais importante, pois os demais foram com base no nível médio, enquanto que neste novo estágio é possível aprender mais e aplicar, pela primeira vez, meu conhecimento enquanto acadêmica de curso superior”, disse.

Os novos estagiários foram apresentados ao secretário Reis e ao adjunto coronel Adilson pelo coordenador de estágio do Ifro, zona Norte, professor de administração e mestrando em educação escolar pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), Adonias Soares, que agradeceu o emprenho dos representantes da secretaria pelo espaço concedido aos estagiários, tanto de nível médio quanto superior.

Atualmente, o governo de Rondônia absorve mão de obra de mais de 50 alunos nas diversas secretarias. Enquanto o Ifro zona Norte mantém parceria com outros órgãos, incluindo a iniciativa privada, superando a casa dos 450 estagiários.

Gerente de Administração e Finanças (GAF), Joselita Araujo, passa instruções para a estagiária Adriele (c)

Em todo o estado, de acordo com o professor Adonias, são nove campi, dos quais dois em Porto Velho. Os demais contemplam as cidades de Ariquemes, Jaru, Cacoal, Ji-paraná, Vilhena, Guajará-Mirim e Colorado do Oeste, que beneficia mais de 4.500 alunos. Em outros municípios, onde não há unidade, são 23 polos, o que permite alcançar metade do estado.

O curso superior em gestão pública é tecnólogo, com duração de dois anos e meio, e a partir do segundo semestre os alunos estão aptos ao estágio, enquanto que no caso de graduação é a partir do terceiro semestre.

“O estágio é um ato educativo com previsão na Lei nº 11.788, considerado também como a porta do primeiro emprego. A ideia principal do estágio é justamente o aluno tentar aliar o conhecimento teórico com a vivência prática profissional desenvolvida nos setores público e privado”, expliou Adonias Soares.

Texto: Valdir Alves
Fotos: Márcia Martins