Governo de Rondônia
23/11/2024

SEGURANÇA

Agentes penitenciários de Porto Velho participam de teste de aptidão física e são selecionados para escolta unificada

22 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Etapa faz parte do processo de seleção para escolta unificada

Etapa faz parte do processo de seleção para escolta unificada

Foram selecionados pela direção das unidades prisionais de Porto Velho 98 agentes penitenciários para participação em teste de aptidão física, realizado em dois dias no Estádio Aluízio Ferreira. A etapa faz parte do processo de seleção dos servidores que atuarão na escolta unificada do Sistema Penitenciário da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), e aprovou 52 agentes para a fase final.

Percebendo a necessidade da padronização de procedimentos para escolta, a Gerência do Sistema Penitenciário decidiu implantar a escolta unificada. Desde o mês de janeiro estão sendo realizadas capacitações para montagem desta equipe que atuará na capital, inicialmente, com 52 servidores. Na fase final de treinamento, os aprovados participarão de um curso da Companhia de Operações Especiais (COE), quanto ao uso de material menos letal, para atuação no caso de progressão da força, onde a equipe conta com bombas de efeito moral e espargidor de pimenta, além do equipamento Spark que neutraliza o agressor, já adquiridos pela Sejus.

Agentes penitenciários passaram por quatro etapas em Teste de Aptidão Física

Agentes penitenciários passaram por quatro etapas em Teste de Aptidão Física

O agente penitenciário Rogério dos santos Afonso trabalha há 12 anos no Sistema Penitenciário, e contou como foi participar pela primeira vez do processo de seleção. “É uma iniciativa boa do sistema, um meio de qualificar o funcionário trabalhando a parte física, deixando o funcionário em prontidão de trabalho”.

O teste de aptidão física realizado na segunda-feira (15) e terça-feira (16) foi coordenado pelo professor Walter Alves Brasil Filho, que tratou o processo como uma etapa de concurso e explicou como foi realizada a avaliação. “Primeiro executam exercícios na barra, flexão de braço, abdominal e corrida. Quatro etapas. Se não conseguirem passar em nenhuma dessas etapas, antes da corrida já é eliminado do concurso”. Walter ainda ressaltou que o agente precisa estar bem fisicamente para trabalhar como vigilante e fiscalizador.

Saiba mais:

Secretaria de Justiça implementa grupo de escolta unificado em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Quiquiô
Fotos: Gaia Quiquiô
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Justiça, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo