Governo de Rondônia
06/07/2024

PLANEJAMENTO

4º Batalhão desenvolve projetos para aproximar a Polícia Militar à comunidade de Cacoal

01 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

O 4º Batalhão da Polícia Militar de Cacoal estabeleceu já no início deste ano uma serie de metas e projetos para serem realizados em 2016. Monitoramento por câmeras, redes sociais para agilizar o trabalho da PM e ainda ações voltadas à integração da Polícia Militar e a sociedade cacoalense fazem parte dos projetos.

O comandante do 4º BPM, tenente coronel Sityá, quer implantar o projeto "Cão Terapia" ainda este ano em Cacoal

O comandante do 4º BPM, tenente coronel Sityá, quer implantar o projeto “Cão Terapia” ainda este ano em Cacoal

O projeto de videomonitoramento teve início em 2015 e a expectativa é que entre em funcionamento ainda em fevereiro. A princípio serão dez câmeras de vídeo, com qualidade full HD. No total, 26 câmeras devem ser instaladas. Além da visualização nítida, em uma distância de até 500 metros, as câmeras permitirão visualizar, de forma geral, uma área superior a mil metros de distância. As câmeras já estão no 4º Batalhão da Polícia Militar de Cacoal e os postes já foram instalados em locais definidos após uma série de levantamentos feitos para avaliar a necessidade do município.

Outro projeto que já está em andamento é o de Integração entre as Instituições de Segurança Pública com o Poder Judiciário do Município de Cacoal. Trata-se de um canal informal de comunicação entre as instituições, a fim de otimizar o cumprimento de mandados de prisão. Através do aplicativo WhatsApp, assim que os juízes dos dois cartórios criminais de Cacoal expedirem um mandado de prisão, por exemplo, imediatamente a informação é levada ao conhecimento da Polícia Militar.  “Nós buscamos esta ideia em uma cidade no interior de São Paulo. É uma forma de dar celeridade ao trabalho da PM, diminuindo a burocracia do sistema. O grupo está funcionando com a autorização da Justiça”, explicou o comandante do 4º PM, tenente-coronel Paulo Sityá.

Também através do WhatsApp, a Polícia Militar de Cacoal criou um canal de comunicação com empresários da cidade, que entram em contato imediato com o batalhão para informar sobre qualquer crime. “Este grupo foi muito bem aceito na sociedade e tem rendido grandes ações da PM. Mas vale ressaltar que este é um canal informal. O número de telefone 190 continua sendo o canal oficial da Polícia Militar para denúncias”, enfatizou o comandante.

O uso do aplicativo de mensagens instantâneas também será utilizado entre a Polícia Militar e as escolas municipais e estaduais de Cacoal. Há registros de consumo de drogas e furtos em escolas de Cacoal, e o objetivo é que através de novos canais de comunicação a Polícia Militar possa agir de forma mais imediata nestas situações. “O WhatsApp se tornou uma forma simples e gratuita de ampliar o campo de visão da Polícia Militar”, argumentou o tenente-coronel Paulo Sityá.

Além dos canais de comunicação com representantes da sociedade e do Poder Judiciário, o 4º BPM de Cacoal pretende desenvolver neste ano projetos que aproximam ainda mais a comunidade dos policiais militares. Um desses é o “Portas Abertas”, que tem como objetivo proporcionar a comunidade de Cacoal uma nova opção de atividade física, contribuindo para a melhoria da saúde e da qualidade de vida do cidadão.

O 4º BPM quer trazer o cidadão para dentro do quartel, para que possa dispor das instalações e espaço físico para a prática de atividades. “Queremos, através de parcerias, montar uma estrutura, aproveitando o espaço que temos no quartel para oportunizar e oferecer à sociedade as condições necessárias para a prática de exercícios, em especial exercícios aeróbicos. Temos aqui diversos PMs formados em educação física que poderão contribuir com esta interação entre a comunidade e a Polícia Militar”, destacou o comandante.

Através do aplicativo WhatSapp, a PM e comerciantes de Cacoal têm contato direto e imediato

Através do aplicativo WhatSapp, a PM e comerciantes de Cacoal têm contato direto e imediato

A Polícia Militar de Cacoal pretende também aproveitar uma sala nas instalações do batalhão, com 20 computadores, para oferecer aulas de informática para crianças carentes e idosos. “Temos que agir em prol da sociedade. Se temos as condições de oferecer atividades que beneficiem a nossa comunidade, precisamos trabalhar nisso”, reforçou o tenente coronel.

Outro projeto que faz parte das expectativas do 4º BPM de Cacoal para 2016 é o “Cão Terapia”. “Esse é um projeto desenvolvido em diversos lugares e que queremos fazer isso também em Cacoal. Queremos promover saúde e qualidade de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio da intervenção assistida por animais”, explicou.

ESTRUTURA

O 4º BPM de Cacoal conta com 18 cães das raças rotweiler, pastor alemão, pastor malenois, labrador e border collie, que são treinados por oito policiais adestradores. Enquanto as três primeiras raças são usadas para a guarda e operações de choque, os labradores e border collie são utilizados para a busca de drogas e apresentações da PM. No caso da “Cão Terapia”, as duas últimas raças seriam utilizadas para a interação com crianças com algum tipo de deficiência neuromotora, com câncer ou autista, e ainda com idosos da Casa de Acolhida São Camilo.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin / Arquivo Polícia Militar
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Justiça, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo