Governo de Rondônia
29/03/2024

MINHA RUA

Moradores comemoram obras de infraestrutura e melhoria na qualidade de vida no bairro Ronaldo Aragão

03 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Projeto Minha Rua.Ronaldo Aragão (5)

Ruas recebem meio-fio,sarjetas, calçadas e asfalto

‘‘Era só mato, as ruas eram todas cheias de lama, buraco e poeira. Agora está começando a ficar bom’’, relata o motorista Jânio Ribeiro, morador do bairro Ronaldo Aragão há cerca de 30 anos. O bairro é o primeiro a ser contemplado pelo Projeto Minha Rua.

O Ronaldo Aragão recebe uma infraestrutura completa que inclui drenagem, meio-fio, sarjetas, calçadas e asfalto. Obras que estão sendo feitas pela Coordenadoria de Ações Urbanísticas (CAU) do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER).

Serão beneficiadas as ruas Viara, Paca, Tatu, Tracajá, Curió, Rio Nilo, Mucuim, Pacaás Novas, Marmelo, Lago Grande, Cotia e Tartaruga, as doze ruas que faltavam serem asfaltadas no bairro. O que coloca fim há uma antiga implicância entre os moradores. ‘‘Quando asfaltaram outras ruas e deixaram a gente sem asfalto, o pessoal chamava a gente de os pés sujos por causa da lama’’, conta Jânio.

O auxiliar de tráfego Celemias José do Nascimento chegou ao bairro há pouco tempo, cerca de sete meses, e está contente com as obras. ‘‘Com essas mudanças, a gente cria até certa estima pelo bairro’’, avalia. Mais que um novo visual para o bairro, Jânio garante que a iniciativa também significa saúde para os moradores.

‘‘Com o asfalto diminui as doenças. No verão, devido a poeira, todo mundo ia para o posto [de saúde] com problema no pulmão’’, disse Jânio, completando que durante o inverno, o problema era outro, as ruas alagadas.

É máquina limpando, outra preparando cimento, tem funcionários fazendo as medições para colocar as manilhas, uma movimentação de homens e máquinas que os moradores assistem com satisfação. ‘‘Esse é o único governo que fez esse serviço, depois de quase 30 anos esperando, eu pensei que ia morrer e não ia ver asfalto’’, afirma.

Fortaleza (2)

Fortaleza comemora as melhorias no Ronaldo Aragão

Jânio lembra que nesses momentos de desânimo tinha um morador que nunca perdeu a esperança – Francisco dos Santos Andrade, o Fortaleza. Ele chegou ao Ronaldo Aragão há cerca de 16 anos e de tanto se importar em trazer melhorias para o bairro se tornou presidente da Associação do bairro Ronaldo Aragão.

O empenho em lutar para que o bairro fosse valorizado partiu da indignação com as condições as quais os moradores viviam. ‘‘Esse bairro era cheio de poeira e lama. As donas de casa terminavam de limpar a casa, aí passava um veículo na rua e jogava poeira nas casas de novo.  Em 2010 eu comecei a trabalhar pelo bairro’’, relata Fortaleza.

Agora ele comemora a valorização do bairro. ‘‘O governador lembrou do nosso bairro, está de parabéns, inclusive ele está no coração de todo morador do bairro Ronaldo Aragão porque foi o único governador do estado de Rondônia que se lembrou da gente’’, afirma.

O coordenador de Ações Urbanísticas (CAU) do DER, Celso Coelho, faz um balanço das ações. ‘‘Nós já fizemos aqui no Ronaldo Aragão mais de dois mil metros de meio – fio e também já estamos nos aproximando dos 2 mil metros de sarjetas. Estamos começando a drenagem profunda, ainda falta fazer dois quilômetros de asfalto e a previsão é de entregar esse bairro todo pronto em maio”, disse.

Além do Ronaldo Aragão, o Projeto Minha Rua abrangerá os bairros Floresta; Jardim Santana; Conceição; Planalto e Aeroclube (Urirapuru), contemplando aproximadamente 90 ruas. ‘‘ O governador Confúcio Moura tem esse olhar de fazer infraestrutura completa e estamos conseguindo colocar na prática esse projeto que vem para trazer valorização para os bairros e colaborar para a qualidade de vida das pessoas’’, garante o coordenador.

Leia mais.

Projeto Minha Rua executará drenagem e pavimentação em 94 ruas de Porto Velho

Minha Rua, projeto lançado no bairro Ronaldo Aragão, asfaltará 31 quilômetros de ruas em Porto Velho

Minha Rua, projeto lançado no bairro Ronaldo Aragão, asfaltará 31 quilômetros de ruas em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo