Governo de Rondônia
20/04/2024

COMEMORAÇÃO

Reeducandos recebem visita de seus filhos fora das celas na semana dos pais

07 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Brinquedoteca do Urso Branco foi palco para homenagem aos pais

Brinquedoteca do Urso Branco foi palco para homenagem aos pais

Um total de 80 reeducandos da Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva, (Urso Branco) em Porto Velho, recebem visita dos seus filhos nesta sexta-feira (7) e no sábado (8). Eles recebem as crianças na brinquedoteca da Casa de Detenção. Segundo a professora Eliete Maria, a visita faz parte do projeto da brinquedoteca e tem como principal objetivo proporcionar para que os filhos dos apenados visitem seus pais em um ambiente familiar, fora das celas.

Eliete explica que na primeira semana de cada mês os reeducandos podem passar 3 horas com seus filhos. “Enquanto os pais não chegam, entretemos as crianças com pinturas e brinquedos e eles ficam à vontade. A prioridade é para que que eles fiquem num ambiente que não lembre a cadeia. Os reeducandos tentam aproveitar ao máximo o tempo com seus filhos durante a visita e desenvolvem atividades com as crianças”.

Em comemoração ao dia dos pais no domingo (9) cada apenado recebe de seu filho um kit para higiene contendo uma escova de dente, um creme dental e um sabonete.

Há um ano e nove meses cumprindo pena na casa de detenção, Erison Santos de Araújo, opina sobre a importância da presença da família: “é muito importante pra mim receber a visita da minha filha, pois esse pequeno espaço de tempo já dá de suprir a carência da minha filha, posso dar a ela um pouco de carinho e atenção. É uma felicidade quando eu a vejo. O maior presente do dia dos pais que recebi foi poder ver minha filha.”
Fernando José Rodrigues, que cumpre pena há cinco anos, diz que o tempo de visita com a filha é pouco, pois não tem como matar a saudade, porém se sente feliz em poder vê-la.

De acordo com Eliete, a Casa de Detenção, mais conhecida como Urso Branco, é a única que tem uma brinquedoteca. “Além das visitas das crianças, os reeducandos também participam do Projeto Sétima Arte, que apresenta para os pais filmes com temáticas sobre a família e superação de conflitos. “É uma maneira de ajudar no comportamento dos pais com os filhos e suas famílias”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cíntia Xavier
Fotos: Cíntia Xavier
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Inclusão Social, Justiça, Lazer, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo