Governo de Rondônia
19/07/2024

CAPACITAÇÃO EM TECNOLOGIA

Servidores são capacitados para utilização do novo Sistema de Gestão de Ocorrências Prisionais, em Porto Velho

27 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O curso visa modernização no atendimento dos estabelecimentos penais, com a implantação do novo GDOP

Com o objetivo de promover a modernização no atendimento dos estabelecimentos penais, foi implantado o novo Sistema de Gestão de Ocorrências Prisionais (GDOP), que se baseia na otimização dos serviços eletrônicos utilizados nas atividades administrativas das unidades prisionais do estado. A partir disso, a Escola Estadual de Serviços Penais (Esep) realizou o curso Novo Sistema GDOP, na terça-feira (25), em Porto Velho.

O sistema visa fomentar a eficácia na administração das unidades, bem como, no acompanhamento das movimentações de servidores; escalas; ações de estoque do sistema prisional, entre outros. Inicialmente, criado pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), em razão das demandas e para melhor adaptação das funções penais inerentes à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), foi atualizado, por meio da Gerência de Tecnologia da Informação (Geinfo), para uso exclusivo da pasta.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o aprimoramento da ferramenta trará rapidez aos atendimentos, assim como maior segurança para a gestão de dados sensíveis, sendo fundamental para a seguridade dos exercícios laborais praticados por servidores penais.

Segundo o gerente da Geinfo, Marcos Moreira, o curso é essencial para o manuseio do novo sistema, pois implica diretamente na utilização de todas as ferramentas facilitadoras das atividades administrativas diárias. “Para o uso de algo novo, sempre há a necessidade de uma orientação prévia, isso permite que o servidor usufrua das funções por completo, agilizando o trabalho e tornando-o mais eficiente”, pontuou.

A qualificação foi aplicada no auditório da Esep, em Porto Velho

De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, a atualização partiu da necessidade de ampliar e organizar de forma mais precisa os dados, ocorrências e atendimentos solicitados às unidades prisionais, “Vai se tornar mais fácil executar as demandas de responsabilidade do administrativo das unidades,” ressaltou.

O curso teve como público-alvo comissários; chefes de segurança; diretores-gerais e diretores de segurança, e foi ministrado pelo policial penal, Amilton Serafim de Souza, na modalidade presencial, com a seguinte grade educacional:

* Definições: conteúdo público; link; Sistema de Informação Penitenciária (Sipe); GDOP; usuário
* Finalidade do GDOP;
* Uso do conteúdo do GDOP;
* Utilização de links;
* Direitos autorais e Base de Dados do Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen);
* Legislação e disposições gerais.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larysse Rodrigues
Fotos: Taiana Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Comunicação, Cursos, Direitos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Governo Itinerante, Justiça, Polícia, Segurança, Serviço, Servidores, Tecnologia, Transparência


Compartilhe


Pular para o conteúdo