Governo de Rondônia
23/07/2024

EDUCAÇÃO

Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade do Sistema Prisional fortalece a ressocialização

17 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Finalização do Plano Estadual de Educação Prisional (Peep) está previsto para o fim do mês de junho

Com o intuito de aprimorar a oferta educacional no âmbito do Sistema Prisional, conforme Decreto nº 7.626/2011, está sendo elaborado o Plano Estadual de Educação Prisional (Peep), desenvolvido para ser executado no período de 2025 a 2028,  após o encerramento do atual quadriênio, 2021/2024. As ações do plano serão implementadas em todas as unidades prisionais do estado de Rondônia. 

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) vem desenvolvendo o plano educacional juntamente à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio da Gerência de Reinserção Social (Geres) e Núcleo de Educação a Pessoal Privada de Liberdade (Nuedu) da Sejus, Coordenadoria de Modalidades e Diversidades da Educação (CMDE) e Gerência de Educação Prisional e Socioeducativa (Geps) da Seduc. O foco do planejamento é superar os números atuais no que se refere à educação no sistema prisional, fomentando assim a ressocialização por meio da educação. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o plano para o próximo quadriênio está sendo desenvolvido para dar continuidade ao atual, que ultrapassou recordes em ressocialização por meio da educação no ano de 2023. “Quando o governo do estado assinou o atual plano, em 2021, a expectativa era amplificar projetos educacionais e de profissionalização dentro das unidades, e de fato a expectativa foi alcançada, comprovando as ações desenvolvidas pelo governo neste setor”, evidenciou. 

NOVOS CURSOS E PARCERIAS

O próximo encontro para o desenvolvimento do plano acontece nesta terça-feira (18)

O secretário da Sejus, Marcus Rito informou que, a secretaria se aprofundou em estudos técnicos para que a demanda educacional seja expandida, proporcionando o aumento dos atuais cursos, mas também visando a oferta de novos; permanecendo com as atuais parcerias, porém almejando novas. “Todo o esforço dos planejadores é entender o que o mercado precisa, assim capacitamos os internos para que supram a demanda necessária”, pontuou.

A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini comentou que, “o governo de Rondônia tem trabalhado para ampliar o acesso à educação de qualidade. Para alcançar esse objetivo é de fundamental importância a interação entre as secretarias, como parte do plano estratégico do governo do estado”, concluiu.

O Plano Estadual de Educação Prisional (Peep), desenvolve:

  • Fomento à atividade educacional com orientação pedagógica, em busca do desenvolvimento humano e a reintegração social dos internos e egressos do sistema prisional;
  • Fortalecimento das ações articuladas com diversos órgãos estaduais dos Poderes Executivo e Judiciário;
  • Estabelecimento de tratativas e parcerias formais com a sociedade civil organizada para ações e controle social, relacionadas à educação no sistema prisional;
  • Busca pela diversidade de oferta educacional, considerando atividades culturais e esportivas;
  • Qualificação dos espaços e atividades educacionais em sentido amplo;
  • Capacitação de mão de obra apenada;
  • Oferta de cursos de formação, capacitação ou aperfeiçoamento profissional, tendo como eixo uma política penitenciária que, efetivamente, trabalhe na reintegração do preso na sociedade;
  • Sistematização e produção de procedimentos padrão para as áreas de gestão, de tratamento penal e de segurança, com o intuito de uniformizar essas práticas no interior das unidades penais.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larysse Rodrigues
Fotos: Quetlen Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Cursos, Direitos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Justiça, Legislação, Municípios, Polícia, Políticas Públicas, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo