Governo de Rondônia
18/07/2024

CIDADANIA

Mutirão para emissão de Carteira de Identidade Nacional é realizado em unidades prisionais de Rondônia

19 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A ação foi realizada por servidores da Sejus para internos do Sistema Penitenciário de Rondônia

Com o intuito de garantir o direito à cidadania foi realizado, entre os dias 10 e 15 de junho, um mutirão para emissão de Carteiras de Identidade Nacional (CINs) para reeducandos do Sistema Penitenciário, nos municípios de Ji-Paraná, Jaru e Presidente Médici, em Rondônia. O objetivo é fomentar a ressocialização através da promoção de direitos e cidadania.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Gerência de Reinserção Social (Geres). Durante o mutirão foram realizadas as emissões de 81 CINs na Penitenciária Agenor Martins de Carvalho e Semiaberto de Ji-Paraná, Cadeia de Prisão Albergue e Semiaberto de Jaru, e Cadeia Pública de Presidente Médici.

OPORTUNIDADE

O gerente da Geres, Fábio Recalde informou que, a execução desse mutirão complementa as ações de ressocialização, pois com a documentação oferece a possibilidade do interno estar inserido em convênios laborais, escola, cursos profissionalizantes, faculdade, projetos artísticos, entre outros.

O secretário da Sejus, Marcus Rito enfatizou que, realizar as emissões das Carteiras de Identidade Nacional visa facilitar a reintegração social dos internos, fornecendo-lhes documentação essencial para o exercício de seus direitos civis e acesso a serviços públicos.

O mutirão foi executado pelos policiais penais que atuam no Núcleo de Informação Penitenciária (Nip-Sejus), João Bosco Carvalho e Fábio Lopes; policial penal e servidora da Casa da Cidadania, Rute Batista, e pelo auxiliar administrativo, servidor da Casa da Cidadania, Maicon Anderson.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larysse Rodrigues
Fotos: Larysse Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cidadania, Direitos, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Jaru, Ji-Paraná, Justiça, Legislação, Polícia, Políticas Públicas, Presidente Médici, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo