Governo de Rondônia
19/07/2024

FOMENTO À RESSOCIALIZAÇÃO

Curso de costura industrial é ofertado para reeducandas de unidade prisional de Vilhena

20 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Capacitação será aplicada presencialmente

Com o intuito de fomentar a ressocialização por meio de atividades de capacitação, iniciou na terça-feira (18), na Penitenciária Feminina de Vilhena, o curso de Costura Industrial de Máquina Reta e Overloque, ofertado para 10 reeducandas do regime fechado do município.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) busca garantir que as internas recebam métodos diferentes de ressocialização, principalmente por meio do trabalho, educação e conscientização. Nesta capacitação, a secretaria tem como parceiro, o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Campus Vilhena, que irá ministrar o curso em três meses, com previsão de término em setembro deste ano. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, investir em ressocialização é a maneira mais eficaz de garantir a redução no número de reincidentes do sistema penitenciário, garantindo assim, que os internos já capacitados possam exercer atividades laborais ou de multiplicação nas unidades, facilitando também, a sua reinserção à sociedade. 

Na abertura do curso, o Ifro doou uniformes para as internas

Segundo a diretora da Penitenciária Feminina de Vilhena, Cristiane Garcia, o curso aumenta a perspectiva empreendedora das internas, desde aquelas que possuem escolarização até as que não tiveram acesso à educação básica e ao mundo do trabalho. “O objetivo é que elas saiam com possibilidades e que as agarrem para que consigam viver dignamente”, evidenciou.

O secretário da Sejus, Marcus Rito, pontuou que, os cursos ofertados às internas visam reeducar e capacitar, possibilitando um leque de opções para que construam uma vida plena após o cumprimento de pena. 

A capacitação está sendo ministrada no formato presencial e tem a grade educacional estabelecida; dividida em Modelagem Plana e Prática de Costura.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larysse Rodrigues
Fotos: Cristiane Garcia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cidadania, Cursos, Direitos, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Justiça, Políticas Públicas, Rondônia, Serviço, Sociedade, Vilhena, Vilhena


Compartilhe


Pular para o conteúdo